quarta-feira, 21 de abril de 2010

A importância do futevolei nos treinos de futebol para os atletas


De que forma essa tradicional prática das praias pode beneficiar os futebolistas profissionais

Esta “modalidade desportiva” foi criada em 1965, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para enganar a polícia da proibição de jogar futebol e linha de passe na praia. A actividade era praticada numa área semelhante a um campo de volei com rede e campo delimitado, o que era permitido. Um dos seus fundadores foi o jogador Almir Pernambuquinho, seguido de Vavá (que jogou o Campeonato do Mundo de 1962) e muitos outros jogadores, como Doval, Edinho, Júnior, Cláudio Adão, Romário, Renato Gaúcho, entre outros.
Trata-se de uma modalidade que apresenta um grau de dificuldade enorme, desde a areia pesada até a alta técnica necessária para recepção, passe e ataque ao campo adversário. Dificilmente um atleta com limitações técnicas consegue praticar o futevolei. A habilidade (ou a falta dela) é fácil de ser detectada por qualquer pessoa, pois a bola foge do controle ao menor erro técnico.
É preciso controlar a técnica com a força, com a direcção bem controlada, antever o que o adversário pretende realizar, oferecendo ao atleta a oportunidade de desenvolver habilidades que o ajudarão a levar uma grande vantagem para a prática do futebol.
Alguns clubes de futebol estão a utilizar o futevolei como complemento de treino técnico, na sua maioria praticada na caixa de areia utilizada para treino físico - os atletas procuram praticar antes ou após os treinos.
Uma recomendação é que o futevolei seja realizado num campo de relva e com chuteiras. Assim, estaríamos praticando mais próximo da realidade do jogo de futebol. Nesse sentido seria também conveniente a presença de um membro da equipa técnica para realizar aquecimento e monitorizar a carga do treino.
Alguns ganhos técnicos que o futevolei proporciona podem ser levados para os jogos de futebol, como os citados abaixo:

1-Controle na força e direcção dos cabeceamentos, principalmente ofensivos. Nos cabeceamentos defensivos, melhoramento da direcção na troca de passes.
2-Controle de força e direcção no passe de primeira com a parte interna do pé.
3-Melhora da técnica de passe das bolas altas com o peito e coxa.
4-Melhora da técnica de finalização com a parte interna do pé, principalmente quando a bola se encontra mais próxima da baliza adversária.
5-Aumento do controle da técnica e força nas finalizações por cobertura na saída dos guarda-redes.
6-Melhora da técnica defensiva para as bolas de variadas alturas.
7-Melhoramento da “leitura” de jogadas possíveis do adversário.
8-Estímulo do nível de criatividade em relação às técnicas de jogo.

Esses ganhos são observados claramente nos atletas de futebol profissionais. Um exemplo clássico é Romário, praticante assíduo de futevolei e que fez muitos golos de cabeça e de pé, sem dúvida beneficiado pela prática dessa modalidade. Júnior, ex-lateral esquerdo da selecção brasileira, fez belas jogadas no futebol e no futebol de praia pela prática frequente do futevolei. Carlinhos Bala é outro atleta que, apesar de sua baixa estatura, faz muitos golos de cabeça, favorecido pela prática dessa actividade.
Quanto à forma de prática, o futevolei deve ser preferencialmente praticado em terreno relvado, com chuteiras e com a bola que é usada na competição de futebol, mas nada impede de se fazer outras adaptações dependendo dos objectivos a serem atingidos. Podem também ser estimulados campeonatos internos, de carácter recreativo, inclusive com a participação dos membros da equipa técnica, como forma de integração, motivação.
O jogo pode ainda ser realizado com a rede baixa, podendo a bola dar um toque no solo por ataque em cada lado do campo. Cada atleta poderá dar um ou dois toques na bola. Enfim, as regras e adaptações podem ser feitas ou modificadas de acordo com o objectivo da equipa técnica, conforme já destacamos.
O controle das actividades, com quaisquer características, via de regra, deve ficar a cargo dos profissionais responsáveis (treinador, preparador físico, assistente) pela programação dos treinos, procurando, assim, evitar-se os excessos.
Enfim, entendemos que de forma geral o futevolei constitui-se em prática que deve ser estimulada em face de seus inúmeros e inegáveis benefícios aos jogadores de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário