quarta-feira, 21 de abril de 2010

A importância do futevolei nos treinos de futebol para os atletas


De que forma essa tradicional prática das praias pode beneficiar os futebolistas profissionais

Esta “modalidade desportiva” foi criada em 1965, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, para enganar a polícia da proibição de jogar futebol e linha de passe na praia. A actividade era praticada numa área semelhante a um campo de volei com rede e campo delimitado, o que era permitido. Um dos seus fundadores foi o jogador Almir Pernambuquinho, seguido de Vavá (que jogou o Campeonato do Mundo de 1962) e muitos outros jogadores, como Doval, Edinho, Júnior, Cláudio Adão, Romário, Renato Gaúcho, entre outros.
Trata-se de uma modalidade que apresenta um grau de dificuldade enorme, desde a areia pesada até a alta técnica necessária para recepção, passe e ataque ao campo adversário. Dificilmente um atleta com limitações técnicas consegue praticar o futevolei. A habilidade (ou a falta dela) é fácil de ser detectada por qualquer pessoa, pois a bola foge do controle ao menor erro técnico.
É preciso controlar a técnica com a força, com a direcção bem controlada, antever o que o adversário pretende realizar, oferecendo ao atleta a oportunidade de desenvolver habilidades que o ajudarão a levar uma grande vantagem para a prática do futebol.
Alguns clubes de futebol estão a utilizar o futevolei como complemento de treino técnico, na sua maioria praticada na caixa de areia utilizada para treino físico - os atletas procuram praticar antes ou após os treinos.
Uma recomendação é que o futevolei seja realizado num campo de relva e com chuteiras. Assim, estaríamos praticando mais próximo da realidade do jogo de futebol. Nesse sentido seria também conveniente a presença de um membro da equipa técnica para realizar aquecimento e monitorizar a carga do treino.
Alguns ganhos técnicos que o futevolei proporciona podem ser levados para os jogos de futebol, como os citados abaixo:

1-Controle na força e direcção dos cabeceamentos, principalmente ofensivos. Nos cabeceamentos defensivos, melhoramento da direcção na troca de passes.
2-Controle de força e direcção no passe de primeira com a parte interna do pé.
3-Melhora da técnica de passe das bolas altas com o peito e coxa.
4-Melhora da técnica de finalização com a parte interna do pé, principalmente quando a bola se encontra mais próxima da baliza adversária.
5-Aumento do controle da técnica e força nas finalizações por cobertura na saída dos guarda-redes.
6-Melhora da técnica defensiva para as bolas de variadas alturas.
7-Melhoramento da “leitura” de jogadas possíveis do adversário.
8-Estímulo do nível de criatividade em relação às técnicas de jogo.

Esses ganhos são observados claramente nos atletas de futebol profissionais. Um exemplo clássico é Romário, praticante assíduo de futevolei e que fez muitos golos de cabeça e de pé, sem dúvida beneficiado pela prática dessa modalidade. Júnior, ex-lateral esquerdo da selecção brasileira, fez belas jogadas no futebol e no futebol de praia pela prática frequente do futevolei. Carlinhos Bala é outro atleta que, apesar de sua baixa estatura, faz muitos golos de cabeça, favorecido pela prática dessa actividade.
Quanto à forma de prática, o futevolei deve ser preferencialmente praticado em terreno relvado, com chuteiras e com a bola que é usada na competição de futebol, mas nada impede de se fazer outras adaptações dependendo dos objectivos a serem atingidos. Podem também ser estimulados campeonatos internos, de carácter recreativo, inclusive com a participação dos membros da equipa técnica, como forma de integração, motivação.
O jogo pode ainda ser realizado com a rede baixa, podendo a bola dar um toque no solo por ataque em cada lado do campo. Cada atleta poderá dar um ou dois toques na bola. Enfim, as regras e adaptações podem ser feitas ou modificadas de acordo com o objectivo da equipa técnica, conforme já destacamos.
O controle das actividades, com quaisquer características, via de regra, deve ficar a cargo dos profissionais responsáveis (treinador, preparador físico, assistente) pela programação dos treinos, procurando, assim, evitar-se os excessos.
Enfim, entendemos que de forma geral o futevolei constitui-se em prática que deve ser estimulada em face de seus inúmeros e inegáveis benefícios aos jogadores de futebol.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

BOLA PARA A FRENTE

Há muitos entendidos da Bola que quando uma equipa joga um futebol directo, em que com apenas dois, três toques consegue estar na área adversária, chamam a este tipo de jogo "Pontapé pra frente" esta é a expressão usada, apesar do erro ortográfico, mas na verdade o futebol directo é aquele que as boas equipas usam, dando muito bons resultados, quando a ideia de um jogo é marcar mais que o adversário, para levar a equipa adversária de vencida, quanto mais depressa chegarmos a sua baliza e quanto mais tempo por lá estivermos mais hipóteses temos de atingir o objectivo, logo se a nossa defesas for rápida a repor bolas nos jogadores mais avançados se o nossos meio campo for bom a defender e não tentar entrar em "rabioscas" com a bola livrando-se dela rapidamente para os laterais ou mesmo para os avançados, estamos em muito boa posição para ganhar os jogos, associo a esta mensagem algumas imagens do que um futebol rápido e pratico pode construir, e falamos dos supostos CRAQUES, tirem ilações!

domingo, 18 de abril de 2010

CPN 57/23 JUV. PACENSE


Mais um jogo de basquetebol da equipa de cadetes do CPN, desta feita contra a equipa do Juventude Pacense, uma equipa que ainda esta numa fase embrionária da seu crescimento, logo é um adversário acessível a nossa equipa, dos jogos que tivemos com esta equipa esta época ganhamos sempre com grande margem, mas o que nos encantou foi a forma como estas meninas encaravam o jogo sempre com vontade de conseguirem mais, além de que eram muito simpáticas nos finais de jogo assim como eram correctas durante o mesmo, e digo eram porque neste jogo apareceram transfiguradas, bastante agressivas mal educadas com as adversárias e com as duas meninas que estavam a arbitrar, no final do jogo foram muito indelicadas com as meninas do CPN, chegando mesmo a mandarem bocas directamente para algumas das nossas jogadoras, mas pelo que se viu nas bancadas, quem sai ao seus...

Uma palavra para o treinador do Juventude, que pela forma como era tratado pelas jogadoras deve ser professor de física destas meninas, nota-se ser uma pessoa que tem um projecto bonito para formação de uma equipa sabe estar, e nunca se cansou de chamar a atenção sempre que as suas meninas demonstravam um comportamento menos exemplar, são pessoas assim que nós precisamos no desporto, em especial no desporto de formação.

Mas falemos agora do CPN, também aqui temos de elogiar, em primeiro o Sr. José pela preocupação em contactar as meninas para avisar do jogo, a forma como soube estar no banco e soube guiar estas meninas a uma vitoria fácil, elogiar a D. Ambrosina pela sua participação como delegada da equipa e na forma como zela pelas nossas meninas, um obrigado muito grande ás Iniciadas ( MARIANA, CLÁUDIA, BEATRIZ MESQUITA, CATARINA PINTO) que mais uma vez vieram dar uma ajuda preciosa as Cadetes, temos também de agradecer ao pais das Iniciadas que mais uma vez marcaram presença no Pavilhão e ajudaram a dar cor e brilho a este jogo, não esquecer de agradecer ao PAULO PINTO, RUI MESQUITA e ao RENATO HORTA pela boa prestação que tiveram como responsáveis pela mesa, por último não esquecer de elogiar e agradecer a SOFIA MONIZ e a MORGADO pelo seu bom desempenho com arbitras deste jogo, estiveram bem não só a julgar os lances como não ligando as muitas provocações que lhes eram feitas pelas meninas pacenses.

No que concerne ao jogo, não há muito para contar foi ver as meninas do CPN jogarem, nem sempre da melhor forma por vezes ate muito estabalhoadas, julgo que elas aperceberam-se das grandes diferenças existentes entre estas equipas e não se esforçaram muito até porque as Iniciadas iriam jogar no dia seguinte (hoje 18/04/2010 pelas 11:00) em Coimbra contra a equipa da ACADÉMICA para o Campeonato Nacional de Iniciadas, logo era obrigatório dosear esforço e evitar lesões, as meninas cadetes denotaram a falta de treino em conjunto, e também elas não estiveram no seu melhor, mesmo assim foi com muita facilidade que levaram a equipa do Juventude de vencida.


Para terminar deixar aqui em nota final os PARABÉNS ás Iniciadas pois venceram em Coimbra a ACADÉMICA por 58/80 iniciando assim da melhor forma esta segunda fase. FORÇA meninas; Força CPN em direcção a VITÓRIA no NACIONAL.


Assim que possível colocarei aqui a gravação deste jogo.


NOVO BLOG

É com muito prazer que anuncio aqui o aparecimento de um novo BLOG também ele destinado a discussão e informação geral sobre o Desporto, este espaço http://www.futebolacimadetudo.blogspot.com é da autoria do meu companheiro de Equipa Técnica Prof. João Baía, que julgo irá demonstrar toda a sua paixão pelo desporto e em particular pelo futebol de uma forma simples, directa e isenta, neste seu espaço irá também ensinar muito sobre como realizar bons trabalhos com a formação desportiva, para ele e para o seu novo espaço um bem haja.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

JOGO DE EQUIPA

É verdade que o Futebol é um desporto de equipa, e como tal as vitorias são sempre mais fáceis de alcançar quando todos os elementos em campo conseguem fazer o colectivo funcionar em pleno, mas a bem da verdade existem jogadores, os chamados "CRAQUES" que conseguem não só jogarem em equipa como por vezes são capazes de jogadas individuais que fazem valer todo o dinheiro que damos para os podermos ver a jogar, um deles é Zlatan Ibrahimović, deixo aqui um vídeo para se poder apreciar a sua qualidade futebolística.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Taça Acácio Lello - Série 2


in Pontapé na Borracha Para os interessados, aqui estão as jornadas da Série 2 de Taça Acácio Lello, vulgarmente conhecida como Prova Extra da AF Porto.


Para além dos nossos jogos estão as jornadas completas.


Agora resta-nos trabalhar muito para ombrear com equipas que disputam os campeonatos Nacionais na nossa categoria.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

TORNEIO DE PÁSCOA SPORT CLUBE SENHORA DA HORA





SPORT CLUBE SENHORA HORA 0/2 PADROENSE

Torneio de Páscoa do nosso clube, com o torneio a decorrer no domingo de Páscoa a equipa de Juniores não tinha disponíveis jogadores para realização deste encontro, pois muitos dos nossos atletas foram com as suas famílias passar a Santa Páscoa as suas Terras de origem, não é de admirar portanto que só estivessem disponíveis 14 jogadores isto já a contar com 3 Juvenis cedidos para ajudar os JUNIORES (MOREIRA, TARIK, MAURO) com muita imaginação lá se conseguiu apresentar uma equipa que até esteve bastante bem se tivermos em conta que muitos jogadores jogaram deslocados das suas posições habituais e outros nunca tinham jogado juntos, isso atesta a qualidade dos nossos atletas, o jogo contra uma equipa bastante motivada depois de apurada para segunda fase do campeonato da Associação de Futebol do Porto, a nossa equipa iniciou este jogo a dominar mas com bastantes deficiências defensivas ia permitindo contra-ataques perigosos ao Padroense, que praticando o seu futebol característico ou seja jogam muito devagarinho adormecendo o adversário e depois numa jogada de contra-ataque vão marcando e ganhando os jogos, mais uma vez e até nos nossos torneios os árbitros não estão com meias medidas no que diz respeito a prejudicar o SC Senhora da Hora, já na segunda parte é marcado um penalti que não existe, embora o resultado final seja exagerado a vitoria acaba por assentar bem ao Padroense por ter sido uma equipa mais esclarecida, aos ATLETAS do SC Senhora da Hora os meus PARABÉNS.

SPORT CLUBE SENHORA HORA 0 / 0 CASTÊLO DA MAIA


Dia 03/04/2010 dia de realização do jogo referente a jornada 29 que ficou adiado devido a condições atmosféricas adversas, jogo marcado par as 15:00 no campo de Jogos do Progresso, com as três equipas presentes no local surgiu um novo problema, o clube da casa não deixou que se realiza-se o jogo pois decorria nesse preciso momento o torneio de Páscoa Organizado pelo Progresso, após dar conhecimento ao SC Senhora da Hora ao Castelo e a Policia a equipa de arbitragem adiou novamente este jogo que parece não querer realizar-se, ficando assim mais um caso bizarro do nosso futebol.

CLUBE BASQUETEBOL PENAFIEL 53 / 49 CPN






Mais um fim-de-semana de Basquetebol, e depois de uma excelente exibição das Cadetes frente ao Guifões, aguardava-se com muita expectativa o jogo em Penafiel, para podermos perceber se a equipa esta a evoluir, ou se o jogo teria sido apenas um acaso, a boa equipa de Cadetes do Penafiel, que já havia defrontado esta época o CPN tendo na altura ganho com muita facilidade, logo no aquecimento demonstrou que o jogo seriam favas contadas, iniciado o jogo as meninas do CPN começaram logo a dar mostras de uma evolução evidente mas mesmo assim ainda estavam atrás no resultado, chegado o quarto e derradeiro período e com o CPN já na frente do resultado, e toda a equipa do Penafiel já em sentido, às meninas das duas equipas esperavam uma surpresa as equipas Seniores do CBPenafiel e do Lusitano do Açores que se defrontariam seguir para a ProLiga, estavam a assistir ao jogo e muito puxavam pelas meninas muito bonito de se ver, o CPN entrou para este 4º período com 4 pontos de vantagem, e devido a erros defensivos e de Táctica em três jogadas seguidas perdeu a vantagem e ficou em desvantagem de 2 pontos, e aqui começa a base dos problemas do CPN que jamais voltou para frente do resultado, mais uma vez o treinador do CPN cometeu erros que não permitiram às meninas ganharem o jogo, perdendo por apenas 4 pontos resultado final 53-49, mas fica a boa imagem deixada por esta equipa que tem tido uma evolução muito positiva, mais uma vez deixo aqui um muito OBRIGADO as meninas iniciadas, MARIANA e XICA, que mais uma vez vieram dar uma grande ajuda a nossa equipa de Cadetes.
Findo este jogo veio uma verdadeira surpresa o jogo da Pró Liga que opunha o CBPenafiel ao Lusitano dos Açores, logo no aquecimento os jogadores do Lusitano acederam às nossas meninas e fizeram os verdadeiros afundanços dignos desse nome, iniciado o jogo assistimos a dois períodos de verdadeiro Basquetebol, digno de 1ª Liga com as meninas do CPN e os seus Pais a serem uma verdadeira claque do Lusitano, retribuindo assim o apoio recebido pela comitiva Açoriana, ao intervalo os Açorianos ganhavam a partida, embora o resultado final deste jogo tenha sido favorável aos Penafidelenses.

VILANOVENSE 1/ 1 SC SENHORA DA HORA

Ultimo jogo do Campeonato de Juniores da 1ª divisão da Associação de Futebol do Porto 2009/2010, serie A, com as posições na tabela já definidas este jogo só servia para cumprir calendário, mesmo assim as duas equipas entraram dispostas a deixar uma boa imagem, aguardando que a terceira equipa (equipa de arbitragem) também ela estivesse disposta a colaborar num tarde em que o tempo estava óptimo para a prática de futebol, apenas um reparo ao campo de jogo (jogo realizou-se no parque de jogos do GERVIDE) que não é de forma alguma o ideal para a pratica do desporto Rei. Mas voltando ao mais importante o jogo em si, o SC Senhora Hora apresentou-se com uma equipa bastante diferente, aliás como vem acontecendo nos últimos tempos, devido ao grande numero de lesões que vem afectando a equipa, mas são situações que podem acontecer em qualquer equipa e temos de as saber ultrapassar além de que os outros elementos do grupo têm demonstrado ser uns substitutos a altura, no que concerne ao jogo jogado, o Senhora da Hora esteve bem no geral, tem de ser mais pressionante durante os 90 minutos, não desperdiçar oportunidades de baliza aberta, a defesa, apesar de todas atenuantes, tem de ser mais certa a jogar tem de haver muita comunicação entre todos os elementos, de forma a estarem mais interligados no jogo, o Vilanovense foi tentando incomodar a nossa equipa que apenas sofreu sustos devido a erros e a momentos em que parece adormecer colectivamente, o resultado não demonstra o que realmente se passou em campo, mas acaba por ser um prémio para o Vilanovense que teve em campo uma atitude bastante positiva, ao mesmo tempo é um castigo para o SC Senhora Hora pelas muitas oportunidades falhadas. Para terminar uma nota positiva para equipa de arbitragem que tentou não complicar, teve poucas falhas nada que tivesse interferência no resultado final, PARABÉNS a todos.

SPORT CLUBE SENHORA HORA 0 / 5 CASTÊLO DA MAIA

Jornada 29 mais um jogo em casa desta feita a ser realizado no Campo de Jogos do Águas Santas por interdição de um jogo do campo do SC Senhora da Hora, jogo muito esperado pelos jogadores da casa devido a tudo o que se havia passado no jogo da primeira mão onde o Senhora da Hora foi claramente prejudicado, ao ponto de considerar esse jogo como o ponto de viragem no bom campeonato que a nossa equipa vinha a fazer mais uma vez devido ao grande numero de lesões no plantel e alguns castigos a equipa apresentou-se muito alterada e limitada, num dia onde as condições atmosféricas não eram de todo favoráveis para a pratica desportiva ao ar livre este jogo iniciou com a equipa da casa a ter duas excelentes oportunidades para marcar, com a equipa da casa a dominar chega o golo do Castêlo que partiu a equipa a meio e foi ver mais 4 golos até ao final da primeira parte, chegado o intervalo com as condições atmosféricas cada vez piores e com o campo completamente alagado não havendo condições para a pratica de futebol a equipa de arbitragem decidiu adiar o jogo.
Deverá este jogo ser repetido na sua totalidade iniciando novamente com 0-0, numa data a marcar pela Associação de Futebol do Porto.

terça-feira, 6 de abril de 2010

VALADARES 2 X 0 SCSENHORA HORA


Mais um jogo de campeonato, desta feita a ser disputado a uma quarta feira a noite, este jogo referente a jornada 28 teve de ser adiado devido a condições atmosféricas adversas a pratica desportiva, facto que levou a AFPORTO a marcar novo jogo com nova data o que originou a realização deste jogo numa quarta-feira a noite a fazer lembrar uma noite Europeia, a primeira parte foi bastante mal jogada com os jogadores do SCSH apáticos sem ideias e a quererem fazer tudo sozinhos esquecendo de todo o significado de equipa, não pondo em jogo o que o Mister tinha pedido, por isso não foi de admirar que sofresse-mos um golo de uma forma infantil, onde a apatia da nossa defesa permitiu ao jogador do Valadares fazer um golo, terminando desta forma a primeira parte a perder, no Balneário o Mister fez o que devia, corrigiu posições e acima de tudo "deu nas orelhas" a equipa toda, parece ter resultado pois entraram na segunda parte decididos a mudar o rumo do jogo, efectuaram-se jogadas muito boas, estivemos mais pressionastes no meio campo, e as jogadas perigosas junto da baliza do Valadares começaram a surgir em grande quantidade, mas a verdade é que existe dias em que por mais que tentemos não conseguimos marcar, este foi um deles, e como quem não marca sujeita-se a sofrer foi precisamente o que aconteceu, o Valadares num remate a cerca de 25 metros da baliza e estando o nosso GR adiantado e apesar de desviar a bola para a barra, ao cair a bola toca nas costas do GR e entra estava feito o resultado final, mas e mais importante de tudo é o ambiente que rodeou este jogo, estavam na bancada do Valadares miúdos e graúdos que de civismo nada sabem, em campo os miúdos do Valadares só tinham um objectivo, dar nas pernas dos jogadores do SCSH, a equipa de arbitragem era tão má que nem vale a pena falar, terminado o jogo acontece a invasão de campo por parte dos adeptos do Valadares (alguns deles eram jogadores que tinha sido substituídos e foram para a bancada incendiar os ânimos), por estas razões e não pondo em causa o bom nome do VALADARES, boa viagem aos juniores na 2ª divisão.

DE VOLTA

Devido a problemas com a Internet em minha casa não tem sido possível proceder a actualização do meu Blog e por isso peço desculpa a quem visita este espaço, deixo aqui a promessa de a partir de agora tentar sempre manter este blog o mais actualizado possível.